Um problema antigo na saúde pública começa a ser resolvido. Ontem, 24, o Senado aprovou a Medida Provisória (do governo) MP 1.301/25, que cria o programa Agora Tem Especialistas. A matéria já foi também aprovada pela Câmara. Agora, segue para sanção do presidente Lula.
A iniciativa busca promover parcerias com hospitais privados visando acelerar o atendimento de usuários (SUS) por médicos especialistas.
O Programa ampliará o atendimento da seguinte forma: 1 – Credenciamento de hospitais privados pra atender usuários do SUS – os hospitais pagarão com créditos tributários; 2 – Troca de débitos de operadoras de planos de saúde por prestação de serviços assistenciais; 3 – Execução direta, pela União, de ações e serviços especializados em situações de urgência.
Vantagens – A mudança trará muitas vantagens para quem depende da rede pública. Entre as principais estão: mais chances de consulta com especialista, fila única e mais organizada, atendimento mais rápido, mais transparência para o cidadão, entre diversos outros benefícios.
Lula – Dia 30 de maio, o Presidente assinou a MP que cria o Agora Tem Especialistas. A proposta foi promessa de campanha do então candidato em 2022 e faz parte do Programa Mais Acesso a Especialistas, lançado em abril de 2024.
Categoria – As entidades de frentistas defendem o Sistema Único de Saúde universal e gratuito. O presidente da Fenepospetro, Eusébio Neto, afirma: “Com muita luta, conquistamos o SUS na Constituinte. Enfrentamos o lobby da medicina privada e os interesses econômicos dos grandes laboratórios. Mas vencemos. Hoje, o SUS é o maior programa de saúde pública do mundo ocidental”.
MAIS – site do Ministério da Saúde. Ouvidoria Geral do SUS: 136 ou (61) 3315.8861/6136.