Companheiros, segundo um levantamento do governo cerca de 200 mil empresas não estão fazendo os depósitos nas contas do FGTS dos seus empregados, lesando a mais de oito milhões de trabalhadores.
Um problema gravíssimo que só é descoberto pelos empregados na hora da demissão, ou quando tentam sacar uma conta inativa. Os casos se repetem, diariamente, deixando os trabalhadores nervosos e desorientados.
A orientação da Procuradoria Geral da Fazenda é que o trabalhador tente falar com o seu ex-empregador, como se isso fosse fácil, ou então, faça uma denúncia na Superintendência Regional do Trabalho, o que também não é simples, ou ainda, que o trabalhador procure o seu sindicato.
Uma orientação que mostra, claramente, a importância do trabalhador estar filiado a um sindicato. Certamente, o sindicato é o caminho mais seguro para que o trabalhador consiga receber o que lhe é devido.
Até porque, o sindicato é o representante legal do trabalhador. Por isso, companheiro, é importante que você reflita e tenha consciência da importância de estar filiado ao sindicato da sua categoria.
Além de ter uma entidade zelando pelos seus direitos, você estará contribuindo para fortalecer a sua categoria.
Lembre-se que juntos somos muito mais fortes para lutar pelos direitos dos trabalhadores, principalmente, neste momento, em que os donos do capital investem pesado para arrancar direitos conquistados com muita luta e suor pela classe trabalhadora.
Eusébio Pinto Neto – Presidente da FENEPOSPETRO e do SINPOSPETRO-RJ