O Sintraposto de Palmas (TO) e Região e o Sintraposto de Araguaína (TO) e Região uniram forças para conquistar aumento de salário para os frentistas e demais trabalhadores em postos de combustível dos 139 municípios do Tocantins. A nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi assinada nessa quinta-feira (21/01) e estabelece que a partir da folha de janeiro (paga em fevereiro), os salários da categoria serão reajustados em 3,92%.
Em 1º de março de 2021, os salários serão novamente reajustados de acordo com o índice de inflação INPC/IBGE acumulado de 1º de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021. Confira aqui a CCT
“Além do aumento, dentre as cláusulas sociais tivemos uma conquista para o trabalhador estudante, ao qual será assegurado o trabalho em turno fixo, desde que não colida com o horário de suas aulas”, comemorou o presidente do Sintraposto de Araguaína e Região, Neurivan Coelho.
Antecipação da PLR – “A CCT vai nos dar segurança jurídica pelos próximos dois anos, junto com um reajuste salarial que melhora o poder de compra do trabalhador em tempos de disparada da inflação”, disse o presidente do Sintraposto de Palmas, Andreys Cesar da Silva, que destacou ainda como conquista a antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que será paga em março.
Sobre a cláusula que beneficia o trabalhador estudante, o presidente Andreys acrescentou: “Muitos tinham que escolher entre o trabalho ou o estudo. Já imagino a formatura de vários trabalhadores, sabendo que contribuímos para esse feito. É uma grande satisfação pra mim, que tive que abandonar os estudos, pois os horários de trabalho não me garantiram esse direito”.
Seguro de acidentes pessoais – Outra novidade na CCT é que a partir de agora as empresas deverão contratar seguro de vida e de acidentes pessoais junto a empresas especializadas, sem ônus para os trabalhadores. O que, segundo o presidente Neurivan, foi conquistado com o apoio da Portal Norte Seguros, empresa que criou uma plataforma de seguros específica para os trabalhadores de postos de combustíveis.
Federação – Participou ainda das quatro rodadas de negociação pelo lado dos frentistas, a convite do Sintraposto de Araguaína, o secretário-geral em exercício da Federação Nacional dos Frentistas, Wellington Bezerra. Ele elogiou o resultado: “Diante de tantas adversidades que vivemos e de uma longa e dura negociação, parabenizamos os sindicatos do Estado de Tocantins pelo excelente resultado alcançado, garantindo reajuste de salários e a manutenção de vários direitos da categoria conquistados pelos Sindicatos”
_(Na imagem, à esquerda, o presidente do Sindicato de Palmas e Região, Andreys Cesar da Silva, e seu assessor Luciano Alves da Silva. À direita e acima o presidente do Sindicato de Araguaína e Região, Neurivan Coelho, e abaixo o secretário-geral em exercício da Fenepospetro, Wellington Bezerra – que participaram das negociações por videoconferência)_