O mês de setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio. O Sindicato de Niterói e Região está atento à Campanha “Setembro Amarelo”, e entende a importância de um serviço que propicie acompanhamento psicológico à categoria.
Para tanto, inaugurou este mês o atendimento a trabalhadores e dependentes. O profissional parceiro atende na sede, à rua Doutor Froés da Cruz, 32, centro da cidade.
Atendimentos – A agenda já está aberta. Consultas devem ser marcadas pelo WhatsApp, pelo número (21) 96426.3572. Atendimentos para adultos e crianças, incluindo as atípicas (com autismo e/ou hiperatividade) até cinco anos.
Presidente – Alexsandro Silva, presidente do Sinpospetro Niterói, destaca a necessidade de se cuidar da saúde mental, principalmente dos males gerados no ambiente de trabalho. Ele afirma: “A saúde emocional e também a psicológica precisam ser observadas e apoiadas numa sociedade acelerada, dinâmica e digital. Precisamos ter tempo pra cuidar de nós mesmos e da nossa saúde. Por isso, o Sindicato decidiu investir nesse serviço”.
A iniciativa faz parte dos compromissos da entidade na luta pela melhora na condição de vida dos trabalhadores. Além dos salários e direitos, o Sinpospetro busca propiciar saúde, lazer e bem-estar para trabalhadores e dependentes.
Alexsandro Silva destaca: “Estamos muito expostos a eventos traumáticos. Os postos sofrem um problema sistêmico de violência. Muitos trabalhadores presenciam assaltos e episódios de violência que causam traumas”.
Quanto ao novo serviço na sede, deve ser entendido como parte da política sindical de acolhimento da categoria. Poderá, nesse sentido, auxiliar outras frentes, como denúncias à Secretaria de Segurança Pública e todas as demandas que o Sindicato já atende.
O acompanhamento psicológico ainda representa, para muitos, sinal de fragilidade. Segundo o dirigente, é preciso que as pessoas derrubem preconceitos e criem consciência sobre a questão. Ele convida os associados a iniciar o acompanhamento na sede. Alexsandro chama os trabalhadores: “Tenham uma conversa inicial com esse profissional altamente qualificado e preparado para ajudar. A partir daí, tomem consciência da importância dessa terapia”.
MAIS – Site e redes sociais do Sinpospetro Niterói.