“Lutar e resistir por mais justiça no mundo do trabalho”. Este é o tema do VI Encontro Nacional dos Frentistas, que ocorre nos dias 24 e 25 de agosto na sede da CNTC (Confederação), em Brasília.
Durante dois dias, dirigentes, assessores e técnicos debaterão temas relevantes para a categoria, entre os quais a regulamentação profissional, aposentadoria especial, as ameaças pelas novas tecnologias, além de assuntos ligados à conjuntura nacional.
A defesa do emprego e dos direitos, a regulamentação da categoria e a aposentadoria especial integram o temário do evento.
Sobre a eletrificação dos veículos, o presidente da nossa Federação Nacional – Fenepospetro – e do Sinpospetro-RJ, alerta: “Não podemos fechar os olhos para o avanço tecnológico na cadeia automotiva. Estamos atentos. Os carros elétricos são uma realidade no mundo. No Brasil, o número de veículos eletrificados chega a 130 mil”.
Além de lideranças sindicais, o evento contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na cerimônia de abertura. As mesas de debate serão compostas por especialistas no ramo e parlamentares. O senador Paulo Paim irá falar sobre a “Aposentadoria especial pós-reforma trabalhista”.
Sobre o tema liberdade, custeio sindical e atuação do Ministério Público do Trabalho a palestra ficará a cargo procurador do MPT no Rio de Janeiro, dr. Jefferson Luiz Maciel Rodrigues.
Também estão confirmados o deputado Luiz Carlos Motta (e presidente da CNTC), representantes das Centrais Sindicais, o professor e advogado trabalhista dr. Sandro Lunard e ainda um integrante do Diap. Este analisará a conjuntura política nacional.
O VI Congresso é uma realização conjunta da Fenepospetro e Fepospetro (Federação dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo).