Nesta quarta-feira (29) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), por solicitação do Sindicato dos Frentistas de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpospetro), promove uma audiência pública com o tema “Casos de racismo, xenofobia, assédio moral e agressões físicas contra os frentistas nos locais de trabalho”. O evento acontecerá no auditório do Legislativo, às 15h, com transmissão pelas redes sociais.
O encontro visa tratar dos casos de agressões físicas e verbais sofridas por trabalhadores nos postos de combustíveis. Os vereadores Angelo Vanhoni (PT) e Rodrigo Reis (UB) são os proponentes da audiência.
Os casos de agressão viralizaram nas redes sociais e chamaram a atenção da opinião pública.
As imagens mostraram uma agressão verbal, com palavrões, e um tapa no rosto da frentista Guadalupe Monithle Bahls, ocorrida no dia 29 de outubro, no Posto Tio Ari, no bairro do Guaraituba, em Colombo.
Racismo e xenofobia
Juan Pablo, um jovem de 18 anos e primeiro emprego, foi a outra vítima de agressão ocorrida, na madrugada do dia 14 de outubro, num posto de gasolina no bairro do Boqueirão, em Curitiba.
Juan sofreu ataques verbais, injúria racial e xenofobia, foi chamado de “macaco”, “nordestino morto de fome”, além de ameaças físicas de um suposto empresário. Para o presidente do Sinpospetro, Lairson Sena, “é preciso um basta nas agressões nos locais de trabalho. A categoria frentista merece respeito. A entidade já tomou todas as medidas jurídicas para proteger a integridade física e psicológica desses trabalhadores. O departamento jurídico do sindicato acompanha, com prioridade, os casos de Guadalupe e Juan Pablo”, declarou o dirigente sindical.
O sindicato demanda a adoção de uma política pública do município para a proteção da categoria nos locais de trabalho.
Audiência Pública
Para a audiência são esperados a superintendente regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Regina Cruz; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Alberto Emiliano de Oliveira Neto; o presidente da União Geral dos Trabalhadores no Paraná (UGT-PR), Manassés Oliveira; o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Paraná (CUT-PR), Marcio Kieller; o presidente da Nova Central, Denilson Pestana.
Também foram convidados, o presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospreto), Euzébio Pinto; o presidente da Força Sindical, Nelson de Souza; o presidente da Federação Paulista dos Frentistas (Fepospreto), Luiz Arraes; o presidente do Sindicato dos Frentistas de Curitiba e RMC, tba e Região Metropolitana de Curitiba, Lairson Senna; e o ex-vereador e deputado estadual Renato Freitas (PT).
O debate será transmitido pelas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). Clique aqui para saber mais sobre as audiências públicas já realizadas pela CMC em 2023.
Serviço
Audiência Pública sobre as agressões aos frentistas
Dia 29 de novembro – quarta-feira – às 15h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Curitiba
Rua Barão do Rio Branco, 720 – centro.
Entrada Auditório – portaria da Visconde de Guarapuava