Os cerca de 25 mil trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de Pernambuco iniciam a campanha salarial. Data-base 1º de janeiro.
Assembleia de escolha da pauta já foi realizada. Itens principais: reposição das perdas geradas pela inflação, aumento real de salários e ampliação dos benefícios na Convenção Coletiva.
Um item importante é o retorno das homologações ao Sindicato, informa Severino Damião Pessoa, presidente. Com a homologação, o Sindicato pode conferir a quitação dos direitos, evitando calotes.
A pauta deve ser homologada no patronal nesta quarta, dia 6. Severino adianta: “Queremos também já definir a agenda da negociação coletiva”.
Atrasos – O Sindicato pernambucano também está atento aos atrasos no pagamento do 13º salário. O presidente Severino informa que tem havido atrasos na primeira parcela que deveria ter sido paga dia 30 de novembro.
Ele alerta a categoria: “Não aceite atrasos. Você trabalhou, você produziu, você tem direito. Portanto, avise o Sindicato, que nós tomaremos as providências”. Para o dirigente, o empregado não deve ter medo de cobrar seu direito, pois está garantido em lei.
Assédio – O experiente Severino Damião Pessoa se preocupa com o assédio praticado em postos, pelo patrão ou por parte de clientes. Ele pede principalmente às trabalhadores que denunciem ao Sindicato. “Não se pode brincar com a dignidade das pessoas, principalmente dos trabalhadores e trabalhadoras”, ele afirma.
MAIS – Acesse o site do Sindicato ou procure o Jurídico da entidade. Sede ou subsedes do Sindicato. Telefone da sede: (81) 3084.8400.